Eletrônica

Habilitações Profissionais Técnicas de Nível Médio Técnico em Eletrônica

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

MÓDULO I: ELETRÔNICA

1. Interpretar esquemas eletroeletrônicos e montar circuitos básicos, selecionando instrumentos e equipamentos de medição e teste.

2. Analisar o funcionamento dos circuitos retificadores, com e sem filtro capacitivo.

3. Analisar os circuitos magnéticos, interpretando os fatores que influem na variação do campo magnético.

4. Avaliar circuitos combinacionais aplicados em sistemas digitais, avaliando componentes utilizados em projetos de circuitos lógicos e projetar circuitos lógicos

combinacionais básicos.

5. Projetar instalação elétrica residencial, avaliando as propriedades e aplicações dos materiais, acessórios e dispositivos de instalações elétricas.

6. Avaliar os recursos de softwares gráficos e suas aplicações no desenho técnico.

7. Confeccionar circuitos de baixa complexidade aplicados à área, a partir de um esquema eletroeletrônico.

MÓDULO II: ELETRÔNICA

1. Interpretar o comportamento de componentes resistivos e reativos em circuitos de corrente contínua e alternada e os efeitos das diversas associações dos componentes RLC, nos sinais elétricos em CA.

2. Executar projeto de circuitos eletrônicos, analisando o comportamento dos sinais de saída dos diversos tipos de amplificadores transistorizados.

3. Executar projeto de circuitos digitais, distinguindo circuitos contadores e suas características.

4. Avaliar softwares específicos para desenho eletrônico.

5. Executar montagem de circuitos de comando industrial, distinguindo os dispositivos de proteção e de acionamento.

6. Interpretar documentos, manuais e textos técnicos e científicos em língua inglesa.

7. Analisar textos técnicos e comerciais da área de Eletrônica, por meio de indicadores linguísticos e de indicadores extralinguísticos.

Módulo III: ELETRÔNICA

1. Avaliar ensaios com transistores unipolares, estabelecendo relações entre transistores bipolares e unipolares.

2. Avaliar as técnicas de multiplexação para a transmissão e recepção de dados.

3. Avaliar as características técnicas de materiais e componentes utilizados em redes de telefonia fixa e móvel.

4. Desenvolver projetos de comandos elétricos com controladores lógicos programáveis (CLP), analisando o seu funcionamento.

5. Desenvolver programas para executar rotinas, subrotinas e operações lógicas em microcontroladores.

6. Analisar o funcionamento dos osciladores e geradores de pulso com transistores de unijunção e PUT e o funcionamento de componentes optoeletrônicos.

7. Avaliar demandas e situações-problema no âmbito da área profissional, propodo soluções parametrizadas por viabilidade técnica e econômica aos problemas identificados.

Módulo IV: ELETRÔNICA

1. Desenvolver programas para configuração e operação dos módulos especiais do microcontrolador, estabelecendo relação para o interfaceamento entre microcontrolador e periféricos.

2. Desenvolver projetos de comandos eletropneumáticos com CLP.

3. Interpretar o princípio de funcionamento e as aplicações dos controladores PID.

4. Estabelecer relações entre os principais sistemas de transmissão de TV analógico e digital.

5. Interpretar a topologia das redes de comunicação, suas aplicações e normas regulamentadoras, bem como os princípios de administração e segurança de redes.

6. Identificar e respeitar os direitos e deveres inerentes ao consumidor, ao empregador e empregado, aos parceiros e concorrentes, aos membros da comunidade interna e externa à organização.

7. Articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar.

8. Analisar os tipos de riscos nas instalações elétricas, identificando as medidas de controle do risco elétrico na desenergização, energização, e aterramento.

 

 

Secretaria Acadêmica

Solicitação de Documentos

Para os alunos que estão com o curso em andamento, as solicitações de documentos devem ser realizadas somente através do NSA, e a retirada será na secretaria acadêmica.
 
- Declaração Escolar Simples;
- Declaração Escolar com Frequência;
- Declaração de Escolaridade Pública (para alunos do ensino médio).
 
 
Para os alunos concluintes, será necessário comparecer diretamente na secretaria acadêmica para solicitar ou retirar a documentação.
 
- Declaração de Conclusão de Curso;
- Histórico Escolar;
- Certificado de Conclusão de Curso.
 
 
 

Cadastro SPTrans

A secretaria acadêmica cadastra automaticamente todos os estudantes no sistema da SPTrans, onde é feito o vínculo do aluno com a Etec Perus informando o endereço da residência do aluno e o curso frequentado pelo aluno na unidade de ensino.
 
Para solicitar um novo bilhete único ou revalidar o bilhete único já existente, o aluno deve entrar no Canal do Estudante da SPTrans através do link scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action e escolher a opção mais adequada (sou novo usuário ou já sou cadastrado). Após o pagamento da taxa, o cartão novo chegará na escola em torno de 30 dias.
 
 
 
 

Cadastro EMTU

Para solicitar o cartão EMTU, o aluno deve entrar no Portal Passe Escolar EMTU através do link www.emtu.sp.gov.br/passe/index.htm?regiao=258 e escolher a opção mais adequada (Requisite Aqui ou Segunda Via). Após o pagamento da taxa, o cartão novo chegará na escola em torno de 30 dias.