Apresentação da CIPA

Saiba quais são as atribuições da CIPA e faça a sua parte colaborando com a segurança na Etec

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA da Etec de Perus é formada por professores e funcionários que se dedicam em identificar e promover ações preventivas que visam a segurança e a saúde de todos os usuários da escola.

As ações preventivas por parte da CIPA consistem basicamente em observar e identificar condições de riscos nos ambientes da escola; solicitar medidas para minimizar e/ou extinguir riscos existentes; debater os possíveis acidentes ocorridos; divulgar informações relacionadas à saúde e segurança, promover campanhas internas e promover anualmente, a todos os usuários da escola, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) que busca disponibilizar assuntos pertinentes e de interesse ao convívio acadêmico e social.

Os membros da CIPA são definidos através de eleição interna e por convite/designação por parte da direção da escola, de forma paritária (quantidades iguais de representantes), conforme orientação da norma NR-05. Em ambos os casos os membros prestam trabalho voluntário, visando a colaboração com a segurança nos ambientes escolares. Os integrantes da CIPA formam uma comissão que deve ser renovada / atualizada anualmente.

A atual comissão 2020/2021 da CIPA 226 é composta por:

Representantes designados pelo empregador

Nome Função na CIPA Função na Escola
Flávio Lucietto Presidente Profº Ensino Médio Técnico
Wilson Ribeiro dos Santos Secretário Assessor Técnico Administrativo
Augusto da Cunha Macedo Secretário Substituto Auxiliar de Docente

Representantes eleitos pelos empregados

Nome Função na CIPA Função na Escola
Rogério de Melo Maia Vice-Presidente Profº Ensino Médio Técnico
Andersen Souza Paula Membro Eleito Profº Ensino Médio Técnico

Além da atuação dos membros da CIPA é importante a colaboração de cada uma das pessoas que frequentam a escola (alunos, pais de alunos, professores, servidores administrativos), tanto no sentido de garantir um comportamento adequado e seguro dentro da escola, em casa e nos ambientes públicos, seguindo e cumprindo as recomendações das normas de segurança, como também fornecer comentários, dúvidas e sugestões para melhorias das condições internas e externas de segurança e preservação da saúde. Para tanto, a Cipa 226 tem um canal de comunicação aberto com todos os usuários da escola acessando o link:  https://forms.gle/sYeNLHMpRjiayBbP9

 

Assessor Técnico Administrativo

 

SEMANA SIPAT 2021

A semana SIPAT 2021 da Etec Perus ocorreu basicamente em 2 períodos.

Do dia 17/05 ao dia 25/05 com a arrecadação de alimentos e agasalhos, que posteriormente foram destinados às famílias carentes que estão passando por dificuldades neste momento de pandemia.

E nos dias 20/05 e 21/05 tivemos a realização de palestras com assuntos relacionados à alimentação saúdavel e aproveitamento integral dos alimentos in natura, além de uma palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis, que é de extrema importância para orientação dos alunos.

Dia 20/05 às 19h - Palestra: Educação Nutricional na Prevenção de Doenças. Nutricionista Daniele da Silva Rogério

Disponível no YouTube através do link: youtube.com/watch?v=aobhiLK6NfQ

 

Dia 21/05 às 10h - Palestra: IST - Infecções Sexualmente Transmissíveis. Cynthia Lima Rosseti

Disponível no Microsoft Teams através do link:

etecspgov.sharepoint.com/sites/SIPAT2021990/Shared%20Documents/Palestra%2021_05_2021%20-%2010%20horas/Infec%C3%A7%C3%B5es%20Sexualmente%20Transmiss%C3%ADveis%20-%20IST.mp4

 

Dia 21/05 às 19h - Palestra: Aproveitamento Integral de Alimentos In Natura. Profª Nianza Comenale

Disponível no YouTube através do link: youtu.be/QNn5q_24KV4

 

PROGRAMA PODE FALAR

A Unicef, em parceria com outras instituições brasileiras (CVV) lançou o Programa Pode Falar, um canal anônimo de escuta, destinado a adolescentes e jovens entre 13 e 24 anos, com o objetivo de reduzir a violência e abuso infanto juvenil, auto lesões, tentativas e finalizações de suicídio.

Acesse www.podefalar.org.br/ e saiba mais.

 

Secretaria Acadêmica

Solicitação de Documentos

Para os alunos que estão com o curso em andamento, as solicitações de documentos devem ser realizadas somente através do NSA, e a retirada será na secretaria acadêmica.
 
- Declaração Escolar Simples;
- Declaração Escolar com Frequência;
- Declaração de Escolaridade Pública (para alunos do ensino médio).
 
 
Para os alunos concluintes, será necessário comparecer diretamente na secretaria acadêmica para solicitar ou retirar a documentação.
 
- Declaração de Conclusão de Curso;
- Histórico Escolar;
- Certificado de Conclusão de Curso.
 
 
 

Cadastro SPTrans

A secretaria acadêmica cadastra automaticamente todos os estudantes no sistema da SPTrans, onde é feito o vínculo do aluno com a Etec Perus informando o endereço da residência do aluno e o curso frequentado pelo aluno na unidade de ensino.
 
Para solicitar um novo bilhete único ou revalidar o bilhete único já existente, o aluno deve entrar no Canal do Estudante da SPTrans através do link scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action e escolher a opção mais adequada (sou novo usuário ou já sou cadastrado). Após o pagamento da taxa, o cartão novo chegará na escola em torno de 30 dias.
 
 
 
 

Cadastro EMTU

Para solicitar o cartão EMTU, o aluno deve entrar no Portal Passe Escolar EMTU através do link www.emtu.sp.gov.br/passe/index.htm?regiao=258 e escolher a opção mais adequada (Requisite Aqui ou Segunda Via). Após o pagamento da taxa, o cartão novo chegará na escola em torno de 30 dias.