Projeto Político Pedagógico 2017-2021 - Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão

 

De acordo com o disposto no Capítulo II  do Regimento Comum das Escolas Técnicas do CEETEPS, o Plano Plurianual de Gestão - PPG apresenta a proposta de trabalho da ETEC. Conta, como eixo norteador, com o Projeto Político Pedagógico – PPP, no qual são explicitados os valores, as crenças e os princípios pedagógicos da escola.  A concepção coletiva dos projetos a serem desenvolvidos parte, necessariamente, do PPP, dos objetivos e metas estabelecidos por meio da análise dos contextos interno e externo, da reflexão sobre o instituído e da escola almejada pela comunidade.

O Plano Plurianual de Gestão tem uma vigência de cinco anos, com replanejamento, no mínimo, anual. A atualização anual, com inclusão de novos projetos, garante o horizonte permanente de cinco anos. 

 

 

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (GADOTTI, 2000)

 

PROGRAMA PODE FALAR

A Unicef, em parceria com outras instituições brasileiras (CVV) lançou o Programa Pode Falar, um canal anônimo de escuta, destinado a adolescentes e jovens entre 13 e 24 anos, com o objetivo de reduzir a violência e abuso infanto juvenil, auto lesões, tentativas e finalizações de suicídio.

Acesse www.podefalar.org.br/ e saiba mais.

 

Secretaria Acadêmica

Solicitação de Documentos

Para os alunos que estão com o curso em andamento, as solicitações de documentos devem ser realizadas somente através do NSA, e a retirada será na secretaria acadêmica.
 
- Declaração Escolar Simples;
- Declaração Escolar com Frequência;
- Declaração de Escolaridade Pública (para alunos do ensino médio).
 
 
Para os alunos concluintes, será necessário comparecer diretamente na secretaria acadêmica para solicitar ou retirar a documentação.
 
- Declaração de Conclusão de Curso;
- Histórico Escolar;
- Certificado de Conclusão de Curso.
 
 
 

Cadastro SPTrans

A secretaria acadêmica cadastra automaticamente todos os estudantes no sistema da SPTrans, onde é feito o vínculo do aluno com a Etec Perus informando o endereço da residência do aluno e o curso frequentado pelo aluno na unidade de ensino.
 
Para solicitar um novo bilhete único ou revalidar o bilhete único já existente, o aluno deve entrar no Canal do Estudante da SPTrans através do link scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action e escolher a opção mais adequada (sou novo usuário ou já sou cadastrado). Após o pagamento da taxa, o cartão novo chegará na escola em torno de 30 dias.
 
 
 
 

Cadastro EMTU

Para solicitar o cartão EMTU, o aluno deve entrar no Portal Passe Escolar EMTU através do link www.emtu.sp.gov.br/passe/index.htm?regiao=258 e escolher a opção mais adequada (Requisite Aqui ou Segunda Via). Após o pagamento da taxa, o cartão novo chegará na escola em torno de 30 dias.