A ETEC

 A Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão objetiva sua ação educativa fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, da obrigatoriedade da Educação Básica e da gratuidade do Ensino Profissional de Nível Técnico.

A proposta visa uma Escola de qualidade, democrática, com espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando, visando também prepará-lo para o exercício da cidadania e atuação profissional através da prática e cumprimento de direitos e deveres.

A Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão tem por finalidade: atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Regimento Comum das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, ministrando aulas para o Ensino Médio e Técnico.

A linha pedagógica utilizada pela nossa U.E. procura desenvolver competências e habilidades através do aprimoramento de bases tecnológicas, utilizando as experiências anteriormente adquiridas pelos nossos alunos, associando a teoria e a prática através de atividades laboratoriais, valorizando os processos de construção de conhecimento, sem perder de vista as necessidades do setor produtivo.

O sistema de avaliação adotado no processo de ensino-aprendizagem leva em consideração a iniciativa, criatividade, capacidade de resolver problemas, uso inteligente de informações diversificadas, comunicação eficaz, habilidade de trabalhar em grupo, visão crítica e prospectiva, ótica interática e analítica, entre outros.

Histórico

Com o Plano de Expansão instituído pelo Governo do Estado, foram construídas e implantadas diversas ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) pelo Estado todo. Uma delas, foi a construção da ETEC Perus.

A Prefeitura cedeu o terreno de 3.700 m², localizado na Rua Presidente Vargas, na Vila Caiúba, e a construção do prédio coube ao Governo do Estado 

O prédio possui uma ótima estrutura, com 3 pavimentos, abrigando 12 salas de aula e 9 laboratórios, que atendem a todas as áreas dos cursos oferecidos.que atendem a todas as áreas dos cursos oferecidos.

No processo seletivo para o primeiro semestre de 2010, a nova Etec ofereceu 360 vagas, sendo 80 para o Ensino Médio e 280 divididas entre cinco cursos técnicos: Administração, Automação Industrial, Contabilidade, Eletrônica e Logística.

Em 30 de março de 2010, foi publicado em DOE o Decreto nº 55.644, onde institui o nome ETEC "Gildo Marçal Bezerra Brandão", à então ETEC Perus.

Gildo Marçal Bezerra Brandão foi um grande professor, pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade de São Paulo (Cedec/USP). Atuou como jornalista, sendo o primeiro editor do jornal "Voz da Unidade", publicação do Partido Comunista Brasileiro. Lecionou na Universidade Estadual Paulista, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na USP. Sua tese de Doutorado deu origem ao livro "A esquerda positiva" (As duas almas do partido Comunista 1920-1964).  Gildo faleceu no dia 15 de fevereiro deste ano de 2010, aos 60 anos de idade. Por ter realizado tantos trabalhos em prol da educação, recebeu esta homenagem. 

PROGRAMA PODE FALAR

A Unicef, em parceria com outras instituições brasileiras (CVV) lançou o Programa Pode Falar, um canal anônimo de escuta, destinado a adolescentes e jovens entre 13 e 24 anos, com o objetivo de reduzir a violência e abuso infanto juvenil, auto lesões, tentativas e finalizações de suicídio.

Acesse www.podefalar.org.br/ e saiba mais.

 

Secretaria Acadêmica

Solicitação de Documentos

Para os alunos que estão com o curso em andamento, as solicitações de documentos devem ser realizadas somente através do NSA, e a retirada será na secretaria acadêmica.
 
- Declaração Escolar Simples;
- Declaração Escolar com Frequência;
- Declaração de Escolaridade Pública (para alunos do ensino médio).
 
 
Para os alunos concluintes, será necessário comparecer diretamente na secretaria acadêmica para solicitar ou retirar a documentação.
 
- Declaração de Conclusão de Curso;
- Histórico Escolar;
- Certificado de Conclusão de Curso.
 
 
 

Cadastro SPTrans

A secretaria acadêmica cadastra automaticamente todos os estudantes no sistema da SPTrans, onde é feito o vínculo do aluno com a Etec Perus informando o endereço da residência do aluno e o curso frequentado pelo aluno na unidade de ensino.
 
Para solicitar um novo bilhete único ou revalidar o bilhete único já existente, o aluno deve entrar no Canal do Estudante da SPTrans através do link scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action e escolher a opção mais adequada (sou novo usuário ou já sou cadastrado). Após o pagamento da taxa, o cartão novo chegará na escola em torno de 30 dias.
 
 
 
 

Cadastro EMTU

Para solicitar o cartão EMTU, o aluno deve entrar no Portal Passe Escolar EMTU através do link www.emtu.sp.gov.br/passe/index.htm?regiao=258 e escolher a opção mais adequada (Requisite Aqui ou Segunda Via). Após o pagamento da taxa, o cartão novo chegará na escola em torno de 30 dias.